terça-feira, 3 de junho de 2008

Um passo rumo ao desenvolvimento empreendedor

[PAT]

Competitividade e crescimento econômico são as principais metas do Projeto voltado para a cidade de Taguatinga
O Projeto Atendimento Espontâneo e Integrado de Taguatinga – PAT foi lançado oficialmente na noite da última quarta-feira (14), no auditório Paulo Autran, no Sesc de Taguatinga Norte. Na ocasião estiveram presentes as autoridades: Gilvan Alves de Andrade, representando o administrador de Taguatinga, Letícia de Almeida Araújo, representando o Diretor Regional do SESC/DF, José Sobrinho Barros, presidente da Associação Comercial e Industrial de Taguatinga, Walid de Melo Pires Sariedine, diretor da Federação Industrial do Distrito Federal, Thaiz Elena Prudente Cavalero, representando a Faculdade Projeção, Luiz França, diretor do Na Hora e demais parceiros.

Com auditório lotado, as ações do Projeto foram apresentadas ao público por Luiz França, diretor do Na Hora. Entre elas estão o atendimento individual, a capacitação em gestão empresarial, palestras, oficinas e a Ação Empresarial. O Sebrae no Distrito Federal é responsável por desenvolver as ações do PAT, buscando orientar os empresários de Micro e Pequenas Empresas – MPE com o objetivo de torná-los mais competitivos. A atuação do PAT engloba empresários potenciais, candidatos a empresários e empresas. O Sebrae no Distrito Federal lembra que o atual cenário apresentado pelo mercado exige que o empresário busque meios para tornar seu negócio atrativo e com preços adequados e competitivos.

Para Suenilson Sá, Gerente do Na Hora Empresarial, o número de participantes surpreendeu de forma positiva, e “demonstra o engajamento do empresário em se manter e de se estabelecer”. Para ele, “isso confirma que ainda há lugar para o empreendedorismo”.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Taguatinga - ACIT, José Sobrinho Barros, as ações que serão desenvolvidas pelo PAT serão fundamentais para ampliar o desenvolvimento econômico da região. Segundo ele, a capacitação e a geração de conhecimento representam a parte fundamental do Projeto. “Qualificar o empresário e os funcionários é a única ferramenta para o desenvolvimento”, declara.

Perto de completar 50 anos, no próximo dia 05 de junho, a região administrativa de Taguatinga é uma das cidades com o maior número de MPE do Distrito Federal. Segundo dados da ACIT, atualmente esse número alcança 12 mil. O número de habitantes chega a um milhão, somando as populações de Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas e Riacho Fundo. A cidade também já é exportadora de serviços.

Em seu discurso, o Superintendente do Sebrae no Distrito Federal, Flávio Rezende Queiroga, ressaltou a importância da geração de emprego e renda oriundos do empreendedorismo. Segundo ele, é preciso que as pessoas estudem para se tornarem empresários, não apenas funcionários. Mas Queiroga lembra que é preciso ter orientação para que o negócio se desenvolva com qualidade. “Vá em busca de informação. Busque orientação e seja competitivo”, declara.

Para abrilhantar ainda mais o evento, o dançarino Carlinhos de Jesus apresentou a palestra-show Empreendedorismo Excelência em Serviços. Entre uma demonstração de dança e outra, o palestrante esclareceu alguns pontos necessários para que os empresários e empreendedores tenham sucesso no negócio.

Na ocasião também foi lançada a Ação Empresarial com o objetivo de levar orientação e capacitação aos empresários e empreendedores de Taguatinga, auxiliando no desenvolvimento das micro e pequenas empresas da cidade, por meio de cursos, oficinas, consultorias coletivas e palestras gerenciais.

A realização da Ação Empresarial vai até o dia 20 de julho, lembrando que o Projeto tem outras ações que irão até o ano de 2010 e conta com as parcerias do Na Hora Empresarial, da Administração Regional de Taguatinga, das faculdades FACNET, PROJEÇÃO, UNICESP, FACITEC, da Associação Comercial e Industrial de Taguatinga, FACIDF, Fecomércio, Senac, Sesc, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.


Serviço:
Call Center Sebrae no DF: (61) 3362-1700
http://www.df.sebrae.com.br/
Fonte: Sugestão de Pauta - Sebrae/DF

Nenhum comentário: