O comércio varejista sempre tem um incremento de vendas no final do ano, graças à troca de presentes de natal e festas diversas que se acumulam no final do ano. O comércio varejista fica aquecido não só pelo costume, mas também pela chegada do décimo terceiro salário. Esta costuma ser a época de maior volume de vendas e de giro nos estoques.
Por isso, é preciso se preparar e usar os anos anteriores como indicador para tanto.
1. Mantenha um estoque maior no período, compatível com a previsão de vendas.
2. Lembre de incluir no “mix” de produtos aqueles que são característicos da época: alimentos, bebidas, cestas natalinas, cartões, embalagens, enfeites, artigos religiosos entre outros, contudo sem exagerar nas quantidades estocadas.
3. É o momento de ser mais criativo nas vendas, no relacionamento com os clientes, na exploração das técnicas de marketing e de merchandising, nas propagandas e promoções, no atendimento. Capriche também no site…
4. Lembre de reforçar a equipe e prever a logística. A maior demanda exige mais mãos e talvez um tanto de rapidez na expedição.
5. Se contratar mão-de-obra temporária, obedeça ao que está prescrito na legislação.
6. Deixe o site brilhando e treine seus funcionários para dar um bom atendimento. Deixe muito claros para o consumidor as formas de pagamento, prazos de entrega, trocas, garantias.
7. As facilidades de pagamento são um atrativo para o consumidor.
8. Concilie os prazos de pagamento das compras com o recebimento das vendas, negociando condições favoráveis junto aos fornecedores. Todo cuidado para não comprometer o seu capital de giro.
Por isso, é preciso se preparar e usar os anos anteriores como indicador para tanto.
1. Mantenha um estoque maior no período, compatível com a previsão de vendas.
2. Lembre de incluir no “mix” de produtos aqueles que são característicos da época: alimentos, bebidas, cestas natalinas, cartões, embalagens, enfeites, artigos religiosos entre outros, contudo sem exagerar nas quantidades estocadas.
3. É o momento de ser mais criativo nas vendas, no relacionamento com os clientes, na exploração das técnicas de marketing e de merchandising, nas propagandas e promoções, no atendimento. Capriche também no site…
4. Lembre de reforçar a equipe e prever a logística. A maior demanda exige mais mãos e talvez um tanto de rapidez na expedição.
5. Se contratar mão-de-obra temporária, obedeça ao que está prescrito na legislação.
6. Deixe o site brilhando e treine seus funcionários para dar um bom atendimento. Deixe muito claros para o consumidor as formas de pagamento, prazos de entrega, trocas, garantias.
7. As facilidades de pagamento são um atrativo para o consumidor.
8. Concilie os prazos de pagamento das compras com o recebimento das vendas, negociando condições favoráveis junto aos fornecedores. Todo cuidado para não comprometer o seu capital de giro.
Fonte: Beco com saída
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